COLAÇÃO DE GRAU.

 

​​​​​​​​​​​​​​Colação de grau presencial 

A colação de grau dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais é realizada sem solenidade durante o atendimento de guichê na Seção de Alunos.

Para colar grau do Bacharelado ou da Licenciatura, o pedido de colação de grau deve ser feito presencialmente ou por e-mail (secaoalunosfcs@usp.br) para Ciências Sociais e (secaoalunosfilosofia@usp.br) para Filosofia. O prazo para resposta é de, no máximo, 15 dias corridos. Caso já esteja em condições de colar grau, você será convocado, por e-mail, a comparecer na Seção de Alunos com os seguintes documentos:

  • Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • RG (não pode ser substituído por nenhum documento) *;
  • Certidão de nascimento ou casamento.

 *de acordo com a Deliberação do Conselho Estadual de Educação Nº37/03: http://www.usp.br/secretaria/wp-content/uploads/DeliberacaoCEE37_031.pdf
 

Você deve apresentar todos os documentos originais com cópias simples ou apresentar cópias autenticadas.

Se você for aluno estrangeiro, deve apresentar o RNE e a chancela da delegacia de Ensino deve constar do seu histórico escolar do Ensino Médio.

Convocação para colação de grau sem manifestação do estudante:

Quando a Seção de Alunos constata a integralização dos créditos, o encerramento do curso por conclusão é feito imediatamente, independentemente da solicitação do aluno. Esse procedimento é regido pela Portaria Pró-G nº 04, de 04 de março de 2013 (anexa) e pelo Código de Ética da USP.

   Diploma e Histórico Escolar


O certificado de conclusão e o histórico escolar são emitidos em, aproximadamente, 10 dias corridos após a assinatura do termo de colação de grau e o Diploma em um prazo médio de 60 dias.

Procuração: o responsável pela retirada dos documentos deve apresentar uma procuração com firma reconhecida e apresentar o RG para identificação.

2ª via de Diploma

A 2ª via de diploma poderá ser solicitada em casos de modificação de dados de registro civil, extravio, dano ou destruição da 1ª via.

Para isso, são necessários:

 Requerimento de 2ª via contendo os seguintes requisitos:

- Endereçado ao Diretor da unidade onde o curso foi realizado;

- Assinatura do interessado, devidamente qualificado;

- Relato da ocorrência;

- Assinatura de duas testemunhas, devidamente qualificadas;

 Comprovação da publicação do extravio do diploma, em órgão de imprensa de grande circulação no município onde se situa a Unidade que o expediu, com antecedência de 30 (trinta) dias pelo menos;

 Juntada da 1ª via do diploma quando não for caso de extravio;

 Cópia do RG ou do RNE;

 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

 Pagamento do valor referente ao registro de 2ª via.

Depois de entregue toda a documentação solicitada, você deve aguardar a comunicação da Seção de Alunos (através de e-mail), sobre o pagamento do valor (R$200,00) referente à segunda via do diploma.

Instruções para pagamento: 

Enviar para o e-mail tesourariafflch@usp.br os seguintes dados: 
- Nome completo 
- CPF 
- Nº USP 
- Curso  
- Comprovante de depósito ou transferência 
Dados Bancários: 
Banco do Brasil 
Agência 7009-2 
C/c 130396-1 
R$ 200,00 
CNPJ: 63.025.530/0016-90 
A Tesouraria responderá o e-mail encaminhando o recibo de pagamento. Você deve aguardar contato da seção de alunos para retirada do Diploma. 

A expedição de 2ª via de diploma da USP é regulada pelas Resoluções USP nº 5490/2008 [1] e 5930/2011