GRADE CURRICULAR

Para conclusão do curso de bacharelado, o aluno deverá cumprir 150 créditos, que perfazem 3.000 horas entre disciplinas obrigatórias (96 créditos) e optativas (54 créditos), com a exigência de 36 créditos em optativas filosóficas, os demais créditos podem ser cumpridos em outros cursos da USP.

É importante salientar, que na maioria das optativas oferecidas por outros cursos não possuem o crédito-trabalho, pois é sobre elas que recaem a carga horária exigida, sendo necessário cursar o dobro de créditos-aula.

O aluno, com exceção do calouro, tem a liberdade de escolher as disciplinas que irá cursar em cada semestre, estipulando um número mínimo de 12 e máximo de 18 créditos por semestre, que impõe ao aluno um tempo mínimo de 4 e um máximo de 6 anos para conclusão do curso.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Dos 54 créditos optativos deverá cumprir obrigatoriamente 36 créditos entre as disciplinas oferecidas pelo Departamento de Filosofia. Os outros 18 créditos podem ou não ser cumpridos em outros cursos da USP.

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL

Em cada período letivo, o aluno deverá se matricular em disciplinas que totalizem, no mínimo de 12 créditos/aula e no máximo de 18 créditos/aula, sendo no máximo 3 disciplinas do Departamento e restante entre disciplinas livres e licenciatura. O aluno é dispensado dessa exigência somente nos casos em que não têm disciplinas suficientes para cursar, por estar em fase de conclusão de curso (último ano) ou por impedimento decorrente de reprovações em “disciplinas-requisitos”.

Grade Curricular - Bacharelado

Carga horária: 01 crédito/aula: 15 horas -  01 crédito/trabalho: 30 horas