Transferência Interna - Geografia

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas receberá pedidos de Transferência Interna dos alunos da Universidade de São Paulo, para ingresso no 1º semestre de 2014, visando preencher as vagas do curso de bacharelado em Geografia.

Inscrição: 22 e 23 de janeiro de 2014

Os pedidos serão recebidos na Seção de Aluno, no horário das 14 às 19 horas, no seguinte endereço: Prédio de Geografia e História – Avenida Prof. Lineu Prestes 338 térreo.

Vagas:  vespertino 11 e noturno 14

Documentação exigida

a) Preenchimento de formulário fornecido pela Seção de Alunos.

b) Apresentação do Histórico Escolar do curso de origem atualizado com notas e carga horária das disciplinas cursadas.

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta e fora do prazo estabelecido.

Condições

Os candidatos somente poderão pleitear transferência para outro curso, se já tiverem concluído, pelo menos, dois semestres do curso de origem, no ato da inscrição.

A transferência somente será autorizada uma única vez.

Critérios de seleção

a) Análise do histórico escolar do curso de origem.

b) Prova escrita (individual e sem consulta).

c) Entrevista (se houver necessidade).

A análise do histórico escolar será de caráter eliminatório e considerará os seguintes itens:

(1) Rendimento Escolar (média ponderada igual ou superior a 5,0).

(2) Trajetória acadêmica (quantidade de reprovações em disciplinas, quantidade de transferências, trancamentos, desligamentos e tempo de permanência no curso).

Prova Escrita: O candidato que não alcançar a nota mínima 5,0 (cinco) será reprovado no processo de transferência.

Classificação e preenchimento das vagas

Serão convocados, obedecida à ordem decrescente, os candidatos habilitados até o limite do número de vagas, de acordo com a classificação obtida na prova escrita. A obtenção da nota mínima 5,0 (cinco) não implica a aceitação da transferência.

A vaga remanescente de um período (vespertino ou noturno) poderá, a critério da Comissão Coordenadora de Curso, ser preenchida por candidato classificado em outro período, respeitando-se sempre a ordem de classificação.

Em caso de empate de notas com valores idênticos, a Comissão Coordenadora de curso classificará o candidato que tiver a maior média ponderada no curso de origem.

Prova, do Programa e da Bibliografia

Data da prova de Geografia: 18 de fevereiro das 9 às 12  horas

Local da prova: Departamento de Geografia – sala 01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Teoria e método científico (noções básicas)

2. Temas atuais relevantes:

2.1 Globalização;

2.2 Política internacional;

2.3 A natureza brasileira e as questões socioambientais ;

2.4 Questão agrária e estrutura fundiária;

2.5 Questão ambiental e a proteção da paisagem

2.6 Urbanização e dilemas urbanos.

3. Espaço e sociedade brasileiros.

BIBLIOGRAFIA:

AB’SABER, Aziz Nacib. Domínios de Natureza do Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BACHELARD, G. Conhecimento comum e conhecimento científico. Epistemologia; a teoria das ciências questionada por Bachelard, Miller, Canghihem, FOCAULT. Revista Tempo Brasileiro, n. 28, p. 27-46, 1972.

CARLOS, Ana Fani e Oliveira, Ariovaldo U. Geografias de São Paulo. São Paulo: Contexto, 2004

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1985.

IANNI, Octávio. A sociedade global. 4a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo & MENDONÇA, Francisco (Orgs.). Clima urbano. São Paulo: Contexto, 2003

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e Reforma Agrária. Estudos Avançados, v.15, n. 43, p. 185-206, set/dez, 2001.

ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. Brasil, território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização. Do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000

VESENTINI, José W. A nova geopolítica. São Paulo: Contexto, 2001.

Matrícula

Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula em data a ser divulgada oportunamente na respectiva Seção de Alunos.

Para a matrícula, serão exigidos os seguintes documentos:

(1) Histórico Escolar do curso de origem, atualizado.

(2) Certificado de conclusão do Ensino Médio e o respectivo histórico escolar.

(3) Quando se tratar de curso médio concluído no exterior, a documentação deverá estar reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação.

(4) Cédula de Identidade (duas cópias simples) acompanhadas do original e, se estrangeiro, comprovante de permanência regular no Brasil.

É de responsabilidade exclusiva do candidato informar-se sobre convocações e dados referentes a este processo seletivo.

A inscrição implicará o conhecimento do presente edital e aceitação das condições do processo seletivo, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

O não comparecimento aos locais indicados, nas datas e horários determinados, significa a exclusão do candidato do processo de transferência.

Não serão aceitos pedidos de revisão ou vistas das provas escritas nem da análise do histórico escolar.

O resultado final e as informações serão divulgadas nas Seções de Alunos e na internet, pela página www.graduacao.fflch.usp.br  no dia 28 de fevereiro de 2014.

Aproveitamento de Estudos

As disciplinas cursadas na USP poderão ser aproveitadas como optativas livres, no limite dos créditos estabelecido na Estrutura Curricular do curso pleiteado.