REQUERIMENTOS.

Requerimentos são meios utilizados para solicitações à Coordenações dos cursos e Comissão de Graduação: reingresso após encerramento, desistência do curso à pedido, mudança de nome social e outros pedidos, que dependam de parecer.

Os requerimentos são feitos na Seção de Alunos. Trâmites administrativos e acadêmicos deverão apresentar justificativas e comprovantes, quando houver. Todos requerimentos são encaminhados ao órgão competente para análise.

A partir do encaminhamento, não há prazo específico, você será convocado, por e-mail, para dar ciência do parecer no decorrer do semestre.

 

Inclusão de Nome Social

• A Universidade de São Paulo segue o Art. 2 do Decreto 55.588 de 17 de março de 2010, que dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do estado de São Paulo.

• No entanto, para poder refazer os documentos civis e utilizá-los em todas as esferas de cidadania, ainda é necessário ingressar com um processo judicial.

Para solicitar a inclusão do nome social, basta comparecer à Seção de Alunos, apresentar um documento de identificação com foto e fazer o requerimento da alteração. A partir da inclusão do nome, você pode solicitar novos cartões USP e BUSP com isenção do pagamento da taxa.

Guia da Pró-Reitoria de Graduação: http://prceu.usp.br/uspdiversidade/wp-content/uploads/2018/06/Procedimentos-Pr%C3%B3-reitoria-de-gradua%C3%A7%C3%A3o-USP-S%C3%A3o-Paulo.pdf

 

Exercícios domiciliares

Se você precisar se afastar do curso por motivo de saúde (gestação de risco, impossibilidade temporária de locomoção, etc., e optar por não realizar o trancamento total), há a possibilidade de fazer estudos domiciliares, que visam a continuação do desenvolvimento das atividades acadêmicas em casa. Para isso, você deve apresentar atestado médico, conversar com cada docente com quem está matriculado(a) e verificar se a continuidade do curso é possível sem muito prejuízo. Fica a cargo de cada ministrante aceitar, ou não, o regime de exercício domiciliar. Chegando a um acordo, o formulário deve ser assinado por ambas as partes (docente e estudante) para ratificar o compromisso. O formulário devidamente preenchido e assinado deve ser entregue na Seção de Alunos.

Baixe o formulário para exercícios domiciliares AQUI.

 

Cadastro de Dependentes no HU

O pedido de cadastro de dependentes deve ser feito em sua própria unidade e encaminhado à Superintendência de Saúde da USP -SAU- para análise e cadastro.

Alunos: o pedido de cadastro de dependentes (cônjuge e filhos menores de 18 anos) é feito junto à Sessão de Alunos da faculdade onde está matriculado.

Clique aqui para verificar quem pode ser cadastrado como dependente.

Clique aqui para consultar documentos necessários para solicitar o cadastro.

Para maiores informações: http://www.hu.usp.br/faq